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Inbound Marketing para médicos: guia para criação de conteúdo

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O Marketing Médico tem como uma de suas peculiaridades, ser um Marketing regional. Pois, uma das principais características quando se procura atendimento médico, é pesquisar por localidade.

Geralmente o paciente pesquisa a especialidade do profissional e a região onde deseja atendimento. Estes já são exemplos de palavras-chave que podem ser usadas na criação de conteúdo, ao se produzir posts e anúncios para as redes sociais, por exemplo.

Além disso, segmentar a publicação por localidade, otimiza o SEO do seu site, reduzindo a quantidade de concorrentes nos resultados da pesquisa nos mecanismos de busca, melhorando o posicionamento do sua página.

Mas não podemos traçar uma estratégia de Marketing de conteúdo somente com posts falando da sua especialidade, tampouco sobre sua localidade.

A importância da palavra-chave

Um dos principais pontos a serem analisados na criação de conteúdo, é a pesquisa da palavras-chave. Ela representa um componente crucial para atrair prospects por meio do tráfego orgânico para suas redes sociais, site e blog.

A escolha da palavra-chave certa em conjunto com o uso das técnicas de SEO é o que permite a você o lugar de destaque na busca. Procure dominá-las, pois são essas duas estratégias que farão com que seu site seja localizado nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa.

Ao realizar a criação de conteúdo relevante, em torno dos termos certos, a clínica médica pode se posicionar como uma autoridade no assunto, pois a sua audiência passa a ver sua empresa como especialista em sua área. A autoridade é importante para aumentar a confiança do consumidor e fazer de sua marca uma referência.

Resumindo, analisando as palavras-chave com alto volume de pesquisa e cruzando os demais dados apresentados pela ferramenta, você pode criar conteúdos que utilizem essas keywords, buscando responder aos questionamentos dos usuários e almejando uma melhor posição no ranqueamento do Google.


Se você chegou até aqui e ainda não conferiu os primeiros posts desta série sobre Inbound Marketing, acesse os links abaixo e confira!

Conteúdos de maior relevância

Existem muitas formas de fazer marketing de conteúdo, e diversos canais para executar uma estratégia desse tipo, como e-mailredes sociais, blogs e plataformas de vídeos, as opções são inúmeras.

Embora saibamos que quanto maior a quantidade de canais de atendimento sua marca estiver presente, melhor para se corresponder com os pacientes, compreendemos que não é viável marcar presença em todos. Independente dos canais que você opte por marcar presença, é primordial que sempre os mantenha atualizados.

Faça uma análise detalhada sobre os canais acessados pela sua persona e marque presença nos que fizerem mais sentido à sua estratégia.

Veja a seguir, alguns exemplos de assuntos para gerar um maior engajamento da sua audiência:

Responda à dúvidas comuns

A maioria das buscas online começam com dúvidas comuns. Concentre-se em respondê-las da maneira mais completa possível, mas de forma simples, para que entendam bem e queiram saber mais sobre o assunto.

Isso exige a criação de conteúdos agradáveis e de fácil consumo, que não sejam técnicos demais nem que confundam a cabeça dos leitores.

Esclarecimento de assuntos polêmicos

Na área médica esporadicamente surgem informações falsas sobre determinado assunto, as famosas fake news, que transmitem orientações erradas aos pacientes.

Aproveite a popularidade desses assuntos e esclareça-os. Sempre faça isso de forma didática e persuasiva, oferecendo materiais de referências confiáveis para pesquisa adicional e com embasamento científico adequado.

Conteúdo interativo

Usar quizzes, pesquisas de opinião, webinars e outros tipos de conteúdo interativo é uma ótima forma de engajar seu público e educá-lo de maneira leve e divertida.

Isso promove um relacionamento mais próximo com os pacientes e até elimina o medo de alguns com respeito a certos tabus da saúde.

Notícias

É importante ter o time certo ao se posicionar em relação ás noticias do momento. Isso mostra que você é um profissional atualizado, e ainda possibilita torná-lo referência, pois se posicionou no momento exato que as pessoas buscam por determinado assunto.

Mas tenha sempre cautela: não é permitido divulgar informações que alarmem a sociedade, nem que elas sejam verdadeiras. Além disso, use apenas notícias comprovadas por fontes respeitadas.

Para evitar problemas futuramente, mantenha-se sempre atualizado a respeito das normas do Código de Ética Médica.

Dicas práticas para o dia a dia

Independente de qual seja a sua especialidade, a divulgação de dicas de cuidados específicos, relacionados a sua área de atuação é um bom exemplo de conteúdo a ser publicado.

Mostrar orientações práticas de como é possível viver bem sem radicalismos é um tipo de conteúdo que nunca deixa de ser relevante e conta pontos a favor da sua estratégia.

Lembrando que o conteúdo para internet precisa ter um texto leve, escaneável e de fácil compreensão, principalmente quando se trata de saúde, assunto com muitos termos técnicos, que deverão ser evitados ao máximo.

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