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Inbound Marketing para médicos: construindo a jornada do paciente

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Cuidar da saúde é uma necessidade de todos, não apenas de quem está enfermo. Os cuidados se iniciam com a prevenção, mantendo uma boa alimentação, realizando atividades físicas periodicamente, fazendo check-up preventivo. Porém, não importa qual o motivo que nos leve ao consultório médico, a certeza é que em algum momento, todos precisaremos visitá-lo.

Assim surge a jornada do paciente!

O QUE É A JORNADA DO PACIENTE?

O método que normalmente é conhecido por Funil de vendas em outro segmentos, na área médica, chamamos de Jornada do Paciente.

A Jornada do Paciente é o processo de conduzir e acompanhar o paciente do momento em que ele toma conhecimento do seu serviço até a efetivação de uma consulta. As estratégias Inbound têm como objetivo educar o paciente, sanar suas dúvidas e quebrar suas objeções para, assim, oferecer a ele os seus serviços.

Nas jornadas simples e curtas, é mais comum que o despertar da atenção já leve à ação (a persona vê um folheto divulgando o médico ou busca um profissional no Google e já agenda o procedimento, por exemplo). Aqui trataremos da jornada complexa, onde é necessário despertar o desejo e o senso de necessidade e urgência do paciente.

Cada etapa da jornada do paciente é importante para analisar e planejar as próximas fases do funil. Entender como desenvolvê-las corretamente pode te levar a um aumento de potenciais consultas e fidelização dos pacientes. Entenda melhor a seguir:

Por que investir na Jornada do paciente

É cada vez mais comum que as pessoas procurem informações sobre saúde na internet, seja para saber sobre sintomas, qual especialista procurar sem ter que passar por um clínico geral, ou até mesmo, apesar de ser contraindicado, buscar a cura sem precisar ir ao médico, os motivos são diversos.

Levando este fato em consideração, é de suma importância que estes pacientes encontrem a informação correta na Web, e para isso é preciso que um especialista as compartilhem. Disponibilizar estas informações não significa que o profissional irá perder um paciente, pelo contrário, é uma forma a mais de educar seu público, passando as informações de maneira correta, de forma que o paciente perceba que apesar de todo conhecimento adquirido online, a melhor alternativa é que ele procure um profissional para sanar o seu problema.

Como traçar a Jornada do seu paciente

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Demonstração da Jornada do paciente ( funil de vendas).

Pare e reflita: qual é o seu objetivo? O que seu consultório ou clínica médica está precisando conseguir ou melhorar?

Para fazer uma estratégia de Inbound Marketing eficiente, é preciso traçar seus objetivos.


Defina quais resultados você precisa ter ao realizar suas campanhas:
  • É necessário aumentar o número de pacientes?
  • É preciso convencer os antigos a retornarem às consultas?
  • Quer aumentar o ticket médio dos procedimentos?
  • Quer consolidar o relacionamento com os pacientes?
  • Aumentar o índice de satisfação deles?


Essas e outras questões precisam ser consideradas para que seja possível montar estratégias específicas a fim de gerar os retornos esperados.

Agora que você já sabe quem é seu público, pois já idealizou sua persona, e traçou seus objetivos, veja a seguir as etapas da jornada do paciente:

Topo do Funil

Topo do funil é onde entram os pacientes engajados com a ação criada (uma pesquisa sobre uma doença, por exemplo), começando a jornada do paciente.

O topo do funil é feito de dois momentos: descoberta e interesse, e deve concentrar 80% da sua produção de conteúdo.

Descoberta

A persona descobre que tem um problema ou está doente e precisa de um profissional que entenda o que está vivenciando naquele momento.

Interesse

Agora ela precisa resolver o seu problema, ou seja, buscar uma tratativa para isso. No topo do funil, o paciente buscará e entrará em contato com conteúdos do seu interesse, os quais o ajudem a saber mais sobre o que está passando, para depois começar a pensar na solução.

Tipos de conteúdos mais difundidos na rede:
  • blog posts;
  • vídeos curtos;
  • infográficos;
  • posts sociais.

Meio do Funil

Meio do funil é o momento da conversão, onde o paciente já mostrou o seu interesse e agora quer resolver o problema ou necessidade.

O paciente no meio da jornada é mais curioso, já entendeu que tem um problema e tem interesse em saber mais sobre ele.

É hora de ter conteúdo mais aprofundado para ter certeza de que quer adquirir o seus serviços. Esta etapa é importante para o fechamento dos seus negócios.

O diferencial do meio do funil é que o conteúdo fornecido é mais detalhado do que no topo do funil.

O paciente tem um conhecimento maior do que na fase anterior. Porém os pacientes precisam saber mais sobre seus serviços.

Nesta etapa da jornada, os tipos de conteúdos mais difundidos são:
  • Blog posts avançados;
  • ebooks;
  • White papers;
  • Webinars.

Acesse o post Inbound Marketing para médicos: como criar uma persona e confira dicas de como criar a persona ideal para a clínica médica.

Fundo do Funil

No fundo do funil o paciente já está quase seguro a decidir como resolver o seu problema.

O paciente começa a ter um criterioso passo de avaliação que consiste em comparar as soluções que podem resolver o que está vivenciando no momento. A decisão é a parte de adquirir o serviço ou produto.

Nesta avaliação, o paciente estará ponderando entre, preço, referências e indicação do melhor profissional e até mesmo a facilidade de acesso. 

Mas é claro que a forma de abordagem a esse paciente e como podem solucionar o seu problema influenciará muito no seu poder de decisão.

Nesta etapa você deve falar sobre seus serviços, sempre se atentando as limitações legais das normas do CFC.

Tipo de conteúdo fundo do funil:
  • eBooks e vídeos avançados sobre o tema;
  • Páginas do site dedicadas a falar sobre você e, se for o caso, os profissionais que atuam em conjunto.

Vale lembrar que o uso das mídias sociais é de suma importância para conduzir o paciente em sua jornada. As redes sociais são uma ótima ferramenta a ser usada em todas as etapas do funil, desde a descoberta do profissional ou serviço prestado, até na hora de agendar a consulta. Então não deixe de atualizá-las com frequência e mantenha o perfil o mais completo possível.

Investir na jornada do paciente ajuda não apenas a captar e fidelizar novos pacientes, mas também a definir melhor as segmentações de público e focar a aplicação de recursos. Tudo isso gera economia e maior eficiência em todo o processo.

Por fim, esta estratégia para começar a obter resultados exige paciência, planejamento e mensuração constante dos resultados, que podem e devem gerar alterações pontuais em cada uma das etapas.

A maior vantagem do Inbound Marketing é poder escalar a estratégia por meio da automação de marketing, ou seja, um lead converte em topo de funil e em seguida recebe artigos ou algum conteúdo, ele estará sendo incentivado com informações até um dia fechar um negócio.

Se você deseja aprofundar seus conhecimentos em Marketing para área da saúde, baixe nosso material sobre Marketing Médico e SEO para clínica médica e entenda como o uso em conjunto dessas estratégias poderá alavancar os resultados da clínica médica!