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Google Meu Negócio: como aumentar a visibilidade da clínica médica

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goo-2 Google Meu Negócio: como aumentar a visibilidade da clínica médica

Na era digital, com o acesso à internet cada vez mais fácil, a forma como o paciente procura por um médico mudou. O que antes era feito através dos guias médico dos planos de saúde, hoje, de forma mais conveniente, acontece através de uma simples pesquisa nos mecanismos de busca, como Google. 

Comumente, o paciente acessa o buscador e pesquisa palavras-chave como:

“Dermatologista Higienópolis”

“Fisioterapeuta Jardim Paulista”

“Médico Pediatra Campinas”

Este processo de busca por uma clínica ou serviço ofertado, faz parte da jornada do paciente. No início da jornada, o paciente busca por informações sobre determinado assunto ou tratamento, e um dos principais meios para esta busca, é a internet.

Se caso a clínica médica não tenha um posicionamento forte na internet, o paciente irá buscar informações com a concorrência, e a clínica perderá o negócio, pois mesmo comercializando o mais valioso dos serviços, que é o cuidado com a saúde, uma clínica médica ainda é um negócio e precisa manter o faturamento em dia, como qualquer outro tipo de empresa.

Pensando nisso, uma das principais empresas de internet da atualidade criou um canal de divulgação para que as empresas possam ofertar seus serviços e produtos diretamente no site de busca, estando visível a qualquer pessoa que procure pelo termo em contexto.

A ferramenta Google Meu Negócio é mais um modo de promover gratuitamente a sua clínica médica na internet e apresentar os motivos corretos pelos quais o paciente opte por contratar o seu serviço.

Se a sua clínica ainda não tem uma conta no Google Meu Negócio, provavelmente você está perdendo diversas oportunidades. Essa ferramenta gratuita permite que as pessoas encontrem informações da sua empresa quando realizam buscas no Google e também no Google Maps, visto que os recursos são sincronizados. 

Como funciona o Google Meu Negócio

O Meu Negócio é uma ferramenta do Google na qual os gestores de empresas têm a possibilidade de colocarem o seu negócio para ser veiculado gratuitamente nos resultados de pesquisa do Google. É uma excelente maneira de a sua clínica ser encontrada em buscas realizadas tanto por quem ainda não é seu paciente quanto por aqueles que já são.

Experimente escrever no Google “ginecologista perto de mim” e veja como ele lista alguns profissionais com endereços e distância da sua localização atual. Usualmente também é exibido um mapa com marcações relacionadas aos termos procurados.

Com o Google Meu Negócio, a clínica tem como se destacar nos resultados da procura por “clínicas perto de mim”, “clínica de X especialização”, entre outros termos de busca. Ainda na ferramenta, é possível definir informações como horário de funcionamento, site oficial, fotos do local, serviços oferecidos, dentre outras informações. Fazer marketing local na internet necessariamente leva à criação de um perfil eficiente no Meu Negócio

 Veja a seguir alguns dos benefícios de utilizar o Google Meu Negócio, para impulsionar a divulgação da clínica médica.

Destaque da clínica nos mecanismos de busca

É de suma importância que a clínica tenha um site próprio, com a identidade visual e conceito da sua marca, mas caso não seja possível criar um bom site no momento, seja porque a clínica está no início das atividades, ou por quaisquer outros motivos, este não pode ser um impedimento para que a clínica médica mantenha presença online. Ferramentas como o Google Meu Negócio, podem fazer o papel de vitrine de seus serviços, lhe dando o espaço necessário de visibilidade no mecanismo de busca.

O paciente que estiver procurando um determinado serviço médico no Google poderá encontrar a sua clínica e checar todas as informações essenciais para entrar em contato com a sua equipe, sendo uma ótima maneira de captar novos  leads.

Lembre-se: mais de 90% de quem busca algo no Google não vai além da primeira página, por isso é preciso se posicionar nos primeiros lugares da busca orgânica, mostrando-se como autoridade em sua área. Para isso, não deixe de investir em boas práticas de SEO e escaneabilidade , para que as suas páginas fiquem sempre nas primeiras posições.

Ferramenta de fácil configuração

O gestor pode cadastrar a sua clínica facilmente no Google Meu Negócio. Basta entrar no site da ferramenta, realizar o login, preencher as informações do perfil da clínica, confirmar a sua autorização e validar o endereço. Após ter cumprido essas etapas, é preciso acrescentar as informações complementares – texto descritivo sobre a clínica, imagens e fotos que mostram o ambiente e os equipamentos, dentre outas. Mantenha sempre seu perfil o mais completo possível.

Criar métricas e insights

Além de ser encontrado pelo paciente de forma mais fácil, ainda é possível acompanhar a jornada dele no seu perfil, saber se ele visualizou alguma foto, realizou alguma chamada ao telefone cadastrado, acessou o site da clínica ou abriu o mapa com a rota do seu endereço. Dados estes que servem como métricas e geram insights para suas campanhas.

Prova social 

Nesta ferramenta do Google é possível que quem já frequentou o local em questão deixe o seu comentário, publicando a sua opinião sobre o serviço, atendimento, preço e outras observações. Por conta disso, é importante que a clínica esteja pronta para receber o feedbacks de seus pacientes e aproveitar para estreitar o relacionamento com seus futuros clientes.

Não há maneira melhor para saber como anda sua prestação de serviços, que perguntando aos seus pacientes!

Encaminhe ao seu paciente, sempre ao finalizar o atendimento, o link do seu Google Meu Negócio Reviews, e solicite uma avaliação do atendimento. Esta avaliação além de ampliar a comunicação entre clínica e paciente, ainda serve de prova social para quem ainda não é paciente, mostrando de maneira clara, que outras pessoas estão usufruindo e gostando dos seus serviços.

Pesquisar a satisfação do paciente é essencial para medir a eficiência dos processos, o sucesso do atendimento e a forma como a clínica é vista por quem a frequenta.

Seja uma referência em sua localidade

O Meu Negócio é uma ferramenta mais direcionada a negócios locais, excelente para a utilização da clínica médica, pois como já mencionamos, a pesquisa pelo profissional ocorre geralmente pela área de atuação e a localidade do paciente, a fim de localizar o médico que esteja mais próximo.

Utilizando as boas práticas de marketing médico, incluindo campanhas de e-mail marketing e redes sociais, o paciente, assim que localizar a clínica no Google Maps, se lembrará do seu nome, de já ter visto algum conteúdo de sua criação e visualizará os comentários deixados pelos seus pacientes no Google Meu Negócio Reviews, e com o tempo você poderá se tornar uma referência em sua localidade .

Comece a investir nesta e nas diversas estratégias de marketing digital que já mencionamos aqui no Blog, e alcance cada vez mais visibilidade para a clínica médica.

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