Como fazer marketing médico nas mídias sociais • Blog | Ancode Tecnologia

Como fazer marketing médico nas mídias sociais

Compartilhe nas Redes Sociais
Leia em: 3 minutos
2 Como fazer marketing médico nas mídias sociais

O marketing médico nas mídias sociais é desenvolvido com o propósito de gerar interação entre paciente e profissional.

As redes sociais são o principal meio de disseminação de ideias na internet, basta ver a quantidade de vídeos que se tornaram virais.

Dentre os assuntos mais populares, temos saúde e bem estar, páginas criadas nestes segmentos crescem cada dia mais, multiplicando seguidores.

O brasileiro hoje passa em média 2h30min diariamente nas redes sociais, em 1 ano isso representa cerca de 38 dias gastos somente nestes sites. Esta constante presença nas mídias sociais fez com que as empresas investissem no canal, tornando-o hoje um dos principais meios de divulgação inbound marketing, tendo como base, o rápido retorno dos investimentos.

O sucesso dessas plataformas está diretamente relacionado à facilidade de acesso e também de compartilhar experiências. Nesse sentido, você pode utilizá-las para potencializar seus conteúdos e gerar engajamento por parte dos usuários.

Dicas de saúde, incentivo à prática de atividades físicas, esclarecimento sobre doenças comuns, podem servir de conexão para que mais pessoas conheçam sua clínica e venham a procurá-la.

Veja a seguir como fazer melhor uso das redes sociais mais populares no Brasil, em sua estratégia de marketing médico.

2 Como fazer marketing médico nas mídias sociais

Listamos as redes sociais mais populares no país, trace seu plano de divulgação, com base nos interesses do seu público-alvo, e seja atuante naquelas que fizerem mais sentido a sua estratégia de marketing médico. Independente de qual você escolha para fazer a divulgação da sua clínica médica, a mantenha sempre atualizada e atente-se sempre as normas do Conselho Federal de Medicina.

O que não fazer no marketing médico nas mídias sociais

Você como profissional da saúde já conhece as Regras do CFM , mas é sempre bom recapitular!

 Divulgações sensacionalistas

O marketing médico visa informar a população e contribuir com a qualidade de vida. Ou seja, é importante que os conteúdos sejam verídicos e positivos. Chocar, assustar ou mesmo confundir as pessoas é antiético e ruim para a sua imagem.

Preços e promoções

O regulamento do CFM proíbe a divulgação de preços de serviços e procedimentos de saúde nas redes sociais como forma de atração.

Procedimentos fora da sua especialidade

Divulgar serviços que não correspondem à sua área de atuação é considerada uma forma de propaganda enganosa.

Promessas de sucesso

O CFM proíbe o uso de termos como “o melhor tratamento”, pois cada caso médico deve ser avaliado individualmente, tendo para si um melhor tratamento que não necessariamente se iguala a outro. Ou seja, também se considera uma promessa milagrosa e uma propaganda enganosa.

Exposição dos pacientes

Um exemplo muito comum de postagens que fazem sucesso nas redes sociais são as de antes/depois de tratamentos. Mas cabe ao paciente divulgar em suas redes sociais caso ele queira. O profissional da saúde não pode expor seus pacientes de nenhuma forma em suas mídias sociais, nem mesmo com a sua autorização. Em eventos ou apresentação de trabalhos científicos, o uso de fotos é admitido, desde que com autorização prévia do paciente.

Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe nas redes sociais!