Software de gestão para clínica médica: devo contratar agora? • Blog | Ancode Tecnologia

Software de gestão para clínica médica: devo contratar agora?

Leia em: 4 minutos

Muito se fala sobre a importância de contratar um software para gestão da clínica médica, mas você sabe definir se este é o melhor momento de investir em um sistema para a administração da sua clínica?

Com a utilização de um  software para gestão clínica, é possível otimizar o desenvolvimento das atividades de rotina na instituição médica. Sua adoção visa, dentre outros benefícios, organizar os processos e facilitar o desempenho da equipe de trabalho, dando-lhes tempo de qualidade para focar no que é mais importante, o paciente.

Confira abaixo se este tipo de sistema é a opção mais adequada para lhe atender no momento, e dicas de como optar pelo melhor software para sua clínica médica.

Invista se:

  • Houver a necessidade de gerar relatórios completos sobre seus pacientes: bons softwares conseguem produzir relatórios baseados nas informações de cadastro, sobre o procedimento realizado, tipo de consultas mais realizadas, gênero mais atendidos na clínica, entre outros.
  • For necessário um melhor gerenciamento do tempo: otimização das consultas e redução de atrasos no atendimento. O sistema precisa ser prático e intuitivo, facilitando a execução das tarefas rotineiras, sendo necessário poucos passos para a conclusão da atividade.
  • O objetivo da clínica for otimizar o desempenho e gerar mais renda: de forma que o médico consiga cada vez mais cuidar dos pacientes com um serviço de excelência. Essa evolução só acontece com o investimento certo em ferramentas que irão melhorar a gestão da sua clínica, trazendo mais agilidade e praticidade para sua rotina.

Agora que você já sabe que é hora de investir em um software de gestão clínica, saiba o que procurar em um sistema para a clínica médica.

Ao buscar um sistema de gestão para clínica médica, procure por um sistema que atenda às demandas da clínica, seja de fácil entendimento, com interface limpa e entregue relatórios de acompanhamento das atividades, para a mensuração dos resultados. A dica para a aquisição é guiar-se de acordo com o tamanho do seu negócio, mapear as principais necessidades e comparar os serviços oferecidos no mercado. 

Agendamento online

Disponibiliza ao paciente a opção de marcar consultas e procedimentos online, 24 horas por dia, sete dias por semana. A agenda fica disponível para o médico e demais profissionais da clínica, que podem utilizar os dados para conhecer melhor os pacientes e suas preferências.

Reconhecimento biométrico ou facial:

Integrado com o sistema da operadora de saúde, é responsável por fazer a identificação do paciente, evitando possíveis fraudes no atendimento e proporcionando maior segurança ao paciente e a instituição médica.

Prontuário Eletrônico

Armazena todos os dados referentes ao atendimento individualmente, tais como consultas, exames e procedimentos, além de alergias e possibilidade de avisos sobre interações medicamentosas. Opte por um sistema com o preenchimento simples e que seja intuitivo, sem campos e sem muitos cliques, evitando a queda de performance e perda de produtividade. Também é essencial que o prontuário contenha modelos pré-cadastrados personalizáveis (prescrição, exames e anamnese) ou ofereça a opção de cadastrar seus próprios modelos personalizados. Modelos prontos agilizam a consulta, e padronizam o atendimento.

Automação de gestão

Serve para fazer todo o controle administrativo, estoque e financeiro da clínica, com emissão de notas, faturamento, pagamento de fornecedores e demais operações, e também auxilia na compra de medicamentos e materiais necessários para a realização dos procedimentos da clínica médica, bem como na gestão dos estoques. Este tipo de sistema também gera relatórios específicos,  que servem para mensurar os resultados da clínica, e possibilita ao gestor utilizar essas informações de forma inteligente para gerar insights de negócios, resolver gargalos e otimizar o atendimento, melhorando a qualidade e o faturamento da clínica médica.

Segurança da informação

As informações armazenadas no software são protegidas e criptografadas, passando por backups diários que dificultam a perda de qualquer dado. Além disso, a unificação de informações em um só sistema dificulta o seu extravio e possíveis tentativas de fraudes. 

 Redução de custos

É preciso um investimento de tempo e financeiro para a implantação de um software desse tipo, mas o retorno vem através de aumento de produtividade, redução de de tempo gasto na realização de atividades rotineiras, benefícios para os profissionais envolvidos no negócio e para os pacientes. Automatizar os processos gera ganhos desempenho da equipe, reduz erros que poderiam despender de grandes quantias em dinheiro para serem reparados, e um negócio automatizado e mais organizado certamente tem seu desempenho otimizado.

Maior mobilidade

Os softwares mais modernos utilizam o sistema de armazenamento de dados na nuvem. Isso significa que seus dados não ficam presos a um dispositivo, e sempre estarão disponíveis para acesso remoto. Um software de gestão clínica armazenado na nuvem permite que o profissional acesse as informações do paciente, como prontuário, histórico médico e exames, de forma fácil, mesmo fora da clínica médica.  

Como falamos, com o investimento nas tecnologias certas, o retorno virá de maneira consistente, e o resultado será sentido na qualidade do seu atendimento e no  aumento do número de pacientes. Existem inúmeras opções de softwares de gestão no mercado. Certamente, algum deles se encaixará nas necessidades da sua clínica médica!

Gostou desse post? Não deixe de compartilhá- lo nas redes sociais!