Software de Gestão Clínica: entenda seus benefícios • Blog | Ancode Tecnologia

Software de Gestão Clínica: entenda seus benefícios

Compartilhe nas Redes Sociais
Leia em: 4 minutos
Agrupar-9 Software de Gestão Clínica: entenda seus benefícios

A rotina de gestão em uma clínica médica é bastante sobrecarregada, envolvendo atividades como: atendimento, administração de insumos e planejamento financeiro. Portanto, conduzir todas as tarefas que envolvem o dia a dia de uma clínica médica pede bastante atenção, organização e tempo dos colaboradores, entretanto, os softwares especificamente desenvolvidos para a gestão clínica surgiram como recursos facilitadores desse processo, melhorando a qualidade dos serviços prestados e a segurança dos pacientes atendidos. E esse é apenas o início da longa lista de vantagens oferecidas pelos softwares de gestão para clínicas e consultórios. 

Elencamos os maiores benefícios de se utilizar um sistema de gestão para clínica médica. Quer conhecer suas vantagens? Então continue lendo!

Agilidade para o dia a dia

Um bom software de gestão clínica automatiza as tarefas rotineiras, atividades que muitas vezes seriam executadas por dois ou três funcionários na rotina de administração, facilitando os processos desde o agendamento de consultas até a conclusão do diagnóstico e prescrição do tratamento. Desta forma, as tarefas passam a ser executadas de maneira mais fácil e ágil, otimizando o tempo dos gestores e dos demais funcionários.

 Dentre as melhorias proporcionadas por um bom software de gestão clínica, temos como resultado da organização  dos processos, otimização do atendimento, como a redução do tempo de espera dos pacientes, com funcionários exclusivamente focados  em atendê-los, e a confecção de laudos padronizados, otimizando e reduzindo o tempo de conclusão e entrega ao paciente, com a assinatura automática do profissional, possibilitando que o processo seja feito online de forma automática e segura.

Agendamento de consulta online

A comodidade de poder agendar uma consulta médica sem enfrentar filas de espera no telefone, ou se locomover até o consultório, é muito apreciada pelos pacientes. Softwares de gestão clínica oferecem plataformas específicas que além de diminuir custos com funcionários que seriam deslocados exclusivamente  para o atendimento telefônico, ainda permitem um melhor controle das agendas dos profissionais, automatiza e reduz as taxas de absenteísmo, através da otimização do fluxo de agendamento e rotinas de agendamento e rotinas de confirmação, reduzindo o tempo de espera pelas consultas, proporcionando mais agilidade e eficiência no atendimento.

Confecção de prontuários eletrônicos

Outra vantagem trazida pelos softwares de gestão clínica consiste na possibilidade de se criar prontuários eletrônicos customizáveis,  que permitem a criação personalizada de laudos e anamnese, oferecendo diversos benefícios tanto para os profissionais da saúde quanto para cada um dos pacientes atendidos pelo consultório.  

Prontuários eletrônicos reduzem a probabilidade de erros médicos, uma vez que torna as prescrições de medicamentos e terapias mais legíveis, oferecendo ao paciente a segurança de se receber o tratamento mais adequado para sua condição e obter resultados clínicos mais satisfatórios. Além dos benefícios já citados, este sistema fornece acesso rápido e fácil a todas as informações e históricos dos atendimentos, dispensando a necessidade de grandes espaços físicos para armazenamento de arquivos e reduzindo o tempo perdido pelo profissional para localização desses dados,  tendo ainda a possibilidade de realizar backups diários, garantindo que nenhuma informação se perca.

Criação e mensuração de métricas

Sem dúvida alguma, dentre os inúmeros benefícios trazidos com a informatização dos processos, a facilidade que podemos criar e acompanhar métricas está entre as vantagens mais interessantes da adoção de softwares de gestão clínica. Essas métricas são recursos essenciais pois funcionam como indicadores da qualidade de cada atividade e serviço prestado pela instituição de saúde. Os Softwares de Gestão funcionam como facilitadores na criação de relatórios específicos, que servem como base para mensuração das métricas estipuladas para os mais variados setores, desde o atendimento até a estrutura financeira da clínica médica. Assim é possível identificar falhas e propor melhorias, a fim de atingir altos padrões de qualidade para o cuidado em saúde e a administração hospitalar, garantindo o bem-estar e a segurança dos pacientes.

Integração com as operadoras

É imprescindível que o sistema de gestão clínica seja totalmente integrado ao padrão TISS ANS, visando agilizar e otimizar as atividades internas, integrando todas as etapas do processo e evitando perdas financeiras, por meio de um controle aplicado nas regras de negócios dos convênios, reduzindo os percentuais de glosa, permitindo a automatização dos processos e tornando o controle de pagamentos mais rígido. A fim de  reduzir assim as inadimplências e melhorar o relacionamento entre as partes.

Integração entre as áreas do corpo clínico

Como já dissemos, os softwares de gestão clínica permitem a integração dos dados dos diversos setores da clínica médica, de modo que as informações podem ser acessadas remotamente pelos funcionários. Assim é possível evitar que os profissionais envolvidos tenham que ficar transitando entre as unidades, otimizando o tempo de dedicação ao paciente.

Gestão de estoque

Um bom sistema de gestão clínica precisa proporcionar ao usuário uma visão ampla sobre todos os âmbitos do negócio , dentre eles, a gestão de insumos, responsável por grande parte dos investimentos da clínica médica. O papel do software de gestão é assegurar o correto ciclo de compras, eliminando os desperdícios e aumentando a eficiência na gestão de materiais. Tendo como consequência o aumento do capital de giro e redução dos custos com a otimização do processo de compra baseados em níveis de estoque e histórico de consumo.

Para te ajudar a ter um estoque organizado e sem prejuízos, disponibilizamos uma Planilha Grátis de Controle de Estoque para Clínicas e Consultórios.

Gestão financeira

Administrar corretamente o capital financeiro da clínica médica é fundamental para seu desenvolvimento e crescimento, para isso é necessário que o sistema realize a gestão de pagamentos e recebimentos de forma simples e completa, faça o rateio de despesas por centro de custos, para possibilitar melhor administração e organização. E  apresente gráficos e relatórios intuitivos e modernos, possibilitando uma melhor visão de forma unificada. Assim se torna possível identificar e eliminar despesas desnecessárias, realocar recursos para atividades mais produtivas e aumentar os lucros da instituição de saúde, tudo sem descuidar dos pacientes..

Agora que você já conhece algumas das diversas vantagens de utilizar os softwares de gestão, que tal implementar um sistema eficiente no seu consultório? Entre em contato conosco para conhecer as possibilidades do nosso sistema de gestão para clínicas e consultórios!