Revolução Tecnológica: o que é Telessaúde? • Blog | Ancode Tecnologia

Revolução Tecnológica: o que é Telessaúde?

Compartilhe nas Redes Sociais
Leia em: 3 minutos
consultthin1opt-1 Revolução Tecnológica: o que é Telessaúde?

A Telessaúde é uma metodologia que consiste em realizar a prestação de serviços de saúde à distância com o auxílio da Tecnologia, e surgiu com o intuito de romper barreiras, e melhorar a acessibilidade  e a qualidade dos cuidados com a saúde, além de reduzir custos com deslocamentos para lugares que antes eram considerados de difícil acesso.

O gerenciamento eficaz da saúde é um dos principais desafios dos líderes governamentais, pois apesar dos avanços tecnológicos, ainda existem locais cuja a população padece por carecer de cuidados básicos com saúde e higiene. Espera-se que a Telessaúde possa suprir esta carência, reduzindo os investimentos de tempo e orçamento, e melhorando a qualidade de vida dessas pessoas.

O conceito da Telessaúde surgiu a mais de um século , e no Brasil vem sendo aplicado no Sistema Único de Saúde conforme as diretrizes instauradas pelo Ministério da Saúde, que estabelece o seguinte:

A Telessaúde tem o papel de:

  • transpor barreiras socioeconômicas, culturais e, sobretudo, geográficas, para que os serviços e as informações em saúde cheguem a toda população;
  • gerar maior satisfação do usuário, maior qualidade do cuidado e menor custo para o SUS;
  • atender aos princípios básicos de qualidade dos cuidados de saúde: segura, oportuna, efetiva, eficiente, equitativa e centrada no paciente;
  • reduzir filas de espera;
  • reduzir tempo para atendimentos ou diagnósticos especializados;
  • evitar os deslocamentos desnecessários de pacientes e profissionais de saúde.

A Telessaúde é uma área ampla, por exemplo: tanto um treinamento da equipe à distância quanto um procedimento executado por um robô utilizando Internet das Coisas (IoT) estão dentro do seu escopo.

Ela é formada por subáreas, como tele-educação sanitária ou em saúde, redes de investigação e tele-epidemiologia, redes de administração e gestão em saúde.

Veja a seguir a definição dos termos mais utilizados no segmento:

Telemedicina

Termo usado para definir o exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde.

Teleconsulta

É a consulta médica mediada por tecnologias, com médico e paciente em diferentes locais.

Tele Interconsulta

Ocorre quando há troca de informações e opiniões entre médicos para auxílio diagnóstico ou terapêutico, clínico ou cirúrgico.

Telediagnóstico

Consiste na emissão de laudo ou parecer de exames pela internet .

Telecirurgia

É um procedimento feito por um robô ou outra tecnologia manipulada por um médico que está em outro local, desde que com presença de outro médico, com a mesma habilitação do cirurgião remoto, que possa atuar no caso de intercorrências.

Teleconferência cirúrgica

Feita por vídeo transmissão, é permitida desde que o grupo receptor das imagens, dados e áudios seja formado por médicos.

Teletriagem médica

Ocorre quando o médico faz uma avaliação, a distância, dos sintomas para a definição e direcionamento do paciente ao tipo adequado de assistência necessária.

Telemonitoramento

Permite que um médico avalie a distância as condições de saúde dos pacientes. Pode ser usada em casas de repouso para idosos ou em comunidades terapêuticas.

Teleorientação

Preenchimento a distância, pelo médico, de declaração de saúde para a contratação ou adesão a um plano de saúde.

Teleconsultoria

Permite troca de informações entre médicos, gestores e profissionais de saúde sobre procedimentos e ações de saúde.

Tecnologias como a Telessaúde, Inteligência Artificial e Iot, permitem que estudos sejam realizados, possibilitando que os avanços aconteçam em todas as áreas e sua adoção é um caminho sem volta! Seu uso na saúde amplia as possibilidades de tratamentos e cuidados médicos, e só tem a melhorar o atendimento e aperfeiçoar os procedimentos das instituições médicas, garantindo mais satisfação para os profissionais e também pacientes.

Conte-nos como você tem usufruído das novas tecnologias na clínica médica!